quinta-feira, 23 de outubro de 2008

As epidemias mais cruéis

Doenças avassaladoras são reatratos da história.
VARÍOLA - O primeiro vestígio da doença data de 3.300 anos atrás, no Egito antigo. Em 700, ano Japão, ela matou membros da família imperial, criando um fervor religioso que difundiu o budismo. No século XVI - os espanhóis a transmitiram aos astecas.
PRAGA DE ATENAS - Durante o apogeu da cidade-estado, surgiu a "grande praga de Atenas", doença ainda não identificada. Com sintomas de varíola, peste bubônica e tifo, ela favoreceu a derrota de Atenas na Guerra do Peloponeso ( 431-404).
MALÁRIA - Foi registrada pela primeira vez como epidemia entre os romanos, que passaram a aterrar pântanos na tentativa de afugentar os "maus ares" (daí o nome da doença). Ainda hoje, 250 milhões de pessaos contraem malária anualmente.
LEPRA - Durante as cruzadas, ela se difundiu pela Europa. Como os guerreiros, cristãos eram grande parte dos infectados, os doentes, então renegados, passaram a ser santificados. Suas mãos eram beijadas, o que propagou ainda mais a lepra.
PESTE NEGRA - Facilmente transmitida pelos ratos nas ruas fétidas da Europa, a peste bubônica dez 25 milhões de vítimas em apenas cinco anos. Em 1563, a molécula voltou a atacar, matando um terço da população de Londres.
SÍFILIS - Essa doença venérea apareceu entre os marinheiros de Cristovão Colombo e alguns monarcas europeus, como os reis Carlos VIII, da França, e Henrique VIII, da Inglaterra. Nos séculos seguintes, ela se espalhou por exércitos de diversos países.
TIFO - Duarante a invasão de Napoleão a Viena, uma epidemia de febre tifóide alastrou-se pela Europa central. Em 812, alida à fome, ao frio e à disenteria, o tifo poupou apenas 39 mil dos 600 mil soldados francesses na Rússia.
CÓLERA - Com a urbanização e as facilidades do transporte, o século XIX foi muito atacado por epidemias. Entre ela, o cólera fez vítimas na Europa, Ásia e América. A falta de saneamento básico faz a doença, transmitida através da água, persistir até hoje.
GRIPE ESPANHOLA - A influenza foi registrada no século XIX, mas só teria grandes proporções na Primeira Guerra Mundial, atacando as tropas na Europa. De lá, se espalharia por todo o mundo, inclusive o Brasil, matando mais de 20 milhões de pessoas ao redor do planeta.
AIDS - A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é descoberta e batizada um ano depois, com a sigla em inglês. Transmitida sexualmente ou por transfusões sanguínea, ela atinge 35 milhões de pessoas em 14 países.

Nenhum comentário: