AULA DE SOCIOLOGIA – CAP. 07 -
Estrutura e Estratificação social
Estratificação social – classificação do indivíduo em camadas sociais.
Os tipos de Estratificação:
· Estratificação Econômica
- posse de bens materiais.
· Estratificação política:
- posição de mando na sociedade.
· Estratificação Profissional:
- grau de importância profissional.
- Ex: médico e professor
SOCIEDADE DE CASTAS
Brâmades - sacerdotes
Xátrias – guerreiros
Vaixás – comerciantes, artesões e camponeses
Sudras – servem as três classes acima
Párias – intocáveis – sem direitos e sem profissão – não podem ler o Vedas e nem banhar-se no Ganges.
Mais de 2 mil castas e 20 mil subcastas – em 1950 – foram abolidas.
CARACTERISTICAS
- As castas são hereditárias
- Sem mobilidade social
- Endogamia ( casamento entre as castas)
- Sem contato físico com membros de outras castas.
- Alimentos feitos só pela própria casta.
De acordo com Celestin Bouglé ( Seguidor de Durkheim)
- As castas são uma repulsão, hierarquia e especialização hereditária.
SOCIEDADE ESTAMENTAL
· Nobreza e alto clero
· Comerciante
· Artesão, camponês e baixo clero
· Servos
De acordo com Max Weber – sociedade estamental está ligada a:
- Valores como honra, prestígio social e estilo de vida.
De acordo com Octávio Ianni – explica apenas pelo nível de estrutura de poder e apropriação. A riqueza não é uma questão de fato, mas também de direito.
Características:
- Pode existir mobilidade.
Ex: reciprocidade - fidelidade
Sociedade feudal – hierarquia militar etc.
SER POBRE
A POBREZA É A EXPRESSÃO MAIS VISÍVEL DAS DESIGUALDADES EM NOSSO COTIDIANO.
Período Medieval
- Pobre complementava o rico, era uma condição de nascença.
- Era algo positivo, pois despertava caridade e compaixão.
- O rico podia ser: pobre em virtude ou ricos em espiritualidade.
OU
- Desgraça das guerras ou de adversidade como doenças ou deformidades físicas.
XVI
- Antropocentrismo
- “o pobre passou a representar a pobreza de Cristo’ e, ao mesmo tempo, um perigo à sociedade.
- Então CUIDAR dos pobres passou a obrigação para o Estado.
- Com o crescimento do comércio e da indústria, quem não trabalhasse era indolente ou preguiçoso.
XVIII
- Liberalismo
- As pessoas são responsáveis pelos próprios destinos e ninguém era obrigado a dar trabalho ou assistência aos mais pobres.
- A fome e a miséria eram necessárias para manter o poder.
THOMAS MALTHUS
- Controle da natalidade
- A população crescia mais que os meios de subsistência. Então toda assistência ao pobre era repudiável.
- Abstinência sexual
- Casamento tardio
XIX
- O trabalhador era perigoso por que: - podia transmitir doenças
- se rebelar
- questionar sua posição social
terça-feira, 26 de maio de 2009
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